A dança de rua tornou-se popular no Estado de São Paulo em meados da década de 1980. As primeiras manifestações ocorreram na capital paulista, nos arredores de estações de metrô no centro da cidade.
O principal local que agrupava os interessados nesta manifestação era a Estação São Bento, devido ao amplo espaço externo ali disponível, no formato de "concha acústica" e com pavimentação em mármore, que facilitava tanto a acústica para a música rap (sigla para rhythm and poetry- ritmo e poesia), quanto a movimentação no solo para a dança dos b-boys (dançarinos de street dance). Nesse sentido, houve uma rápida associação entre o movimento do hip-hop, cuja origem foi em Nova Iorque, nos EUA, e sua repercussão inicial em São Paulo e, posteriormente, em todo o Brasil.
O hip hop surgiu nos Estados Unidos da América no início da década de 1980, após a intensificação da luta dos cidadãos negros pelos direitos civis (desde o final da década de 1960 e por toda a década de 1970), com a criação do Partido dos Panteras Negras. O aumento da população imigrante proveniente da América Latina e do Caribe foi determinante para a miscigenação cultural nos grandes centros urbanos e regiões metropolitanas, especialmente Nova Iorque, criando as condições para que o hip-hop se constituísse ali como manifestação cultural urbana.
O hip-hop é uma manifestação sociocultural que pode ser compreendida somente no próprio contexto dos grupos interessados no seu processo coletivamente e na história de vida de cada uma dessas pessoas.
Há 4 principais elementos constituintes do hip-hop:
O DJ (disc jockey, responsável pela produção musical):
O MC ( mestre de cerimônia ou apresentador do evento):
O b-boy ou a b-girl (break boy/girl), street dancer ou dançarino de rua):
O grafiteiro (interessado na expressão gráfica da cultura urbana):
Esta é uma seleção de diversos vídeos de Hip hop/Street dance para conhecer um pouco mais deste estilo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.