Durante
a primeira metade do século XX, alguns rítmos prevaleceram nos EUA, e à medida que o país passou a
dominar economicamente e influenciar política e culturalmente todo o mundo,
seus costumes ganharam destaque internacional.
Entretanto,
a população negra se situava às margens das conquistas globais de seu próprio
país. Na década de 1930, dançarinos sapateavam nas ruas ao som do jazz e
tentavam estabelecer um estilo de vida de forma pacífica.
Décadas
depois, ao longo dos anos 1960, os passos de dança, seguiam o rítmo predominante do soul
e do funk, enquanto a
população negra buscava um estilo de vida que confrontava com os valores da
sociedade.
Na
década de 1980, os passos de dança realizados na rua acompanhavam o rítmo do rap.
O
interesse mundial pela cultura desse país e a exploração desse elemento
cultural pela mídia, fomentaram a popularização do movimento hip-hop no início
do século XXI.
A dança de rua ou street dance tornou-se quase um modismo, parecendo uma prática desvinculada de seu próprio processo histórico.
Enquanto isso acontecia, verificou-se uma certa confusão entre a "cultura de rua", da qual não se tem controle, e o movimento hip-hop, que consiste em um conjunto de elementos culturais articulados entre si de forma intencional.
Assim como os demais elementos que compõem o hip-hop, o street dance apresenta diferentes estilos que se mesclam.
No Brasil, a população negra do Estado de São Paulo foi pioneira na popularização deste movimento, ainda no início dos anos 1980. O termo mais utilizado para designar a dança que acompanhava as manifestações de hip-hop era o break. O sentido do termo era o mesmo utilizado em Nova Iorque em relação aos "rapazes que dançavam nos intervalos" (break dance boys ou b-boys).
Com o passar do tempo, detalhes do street dance foram identificados a partir de influências de outras regiões e convencionou-se tratar este elemento como um conjunto formado por quatro estilos principais: breaking, popping, locking e freestyle.
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