A história do futsal se inicia na década de 30, no Uruguai, por meio do professor Juan Carlos Ceriani.
O futsal ou futebol de salão é uma modalidade esportiva criada na América do Sul. Devido a suas facilidades (o menor número de jogadores e o tamanho menor do campo, por exemplo), este é considerado o esporte mais praticado no Brasil, embora o futebol de campo continue sendo o mais popular por aqui.
Como acontece em vários esportes, há divergências no que se refere à história do futsal. Alguns acreditam que o mesmo tenha se originado na década de 40, quando alguns jovens da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo, mediante a falta de campos de futebol, começaram a improvisar e a jogar nas quadras de basquete.
Entretanto, a versão mais aceita (reconhecida inclusive pela FIFA) narra que a história do futsal começa mais cedo, na década de 30, em outro país sul-americano: o Uruguai. Nesta época, os uruguaios viviam um intenso sentimento de paixão pelo futebol, fruto da conquista da primeira Copa do Mundo em 1930. Semelhante ao que aconteceu no caso da Associação Cristã de Moços de São Paulo, as crianças uruguaias não tinham onde praticar o esporte, então simplesmente começaram a jogar futebol nas quadras de basquete.
Vendo aquela realidade, o professor de educação física da ACM de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani, decidiu elaborar regras para tal prática esportiva. Desta forma, usou o regulamento de outros esportes, como o handebol e o basquete. Ceriani passou a chamar a nova modalidade de Indoor-Foot-Ball.
Em 1965, o esporte já havia se difundido por toda América do Sul, fato que resultou na criação da Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão, composta por Uruguai, Paraguai, Peru, Argentina e Brasil. Após sua vinculação com a FIFA em 1989, o Futsal começou a contar com grandes torneios organizados, aspecto que permitiu à modalidade alcançar uma grande visibilidade mundial.
O basquetebol (popularmente conhecido como basquete) surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos. Seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield (estado de Massachusetts – EUA).
Primeira partida da história
O primeiro jogo de basquete que temos conhecimento e registro foi realizado no dia 20 de janeiro de 1892. Foram formadas duas equipes da Associação Cristã de Moços de Springfield. Este jogo foi interno e não foi presenciado por público. Somente no dia 11 de março deste mesmo ano uma partida pôde ser assistida por público de fora da Associação. Nesta ocasião, os alunos da associação venceram o time dos professores pelo placar de 5 a 1. Aproximadamente duzentas pessoas assistiram ao jogo.
Formalização das regras
Durante dois anos os jogos só eram realizados na Associação Cristã e as regras ficaram restritas a este local. Em 1894, profissionais da União Atlética Amadora tomaram conhecimento do novo esporte e resolveram formalizar as regras.
No ano de 1896, foi realizado o primeiro jogo feminino de basquete. Na ocasião, as alunas da Universidade de Stanford venceram a equipe da Universidade da Califórnia.
Nos primeiros anos do basquete ainda não havia uma bola específica para este esporte. As partidas eram realizadas com uma bola de futebol. Porém, no ano de 1894, a Chicope Falls, empresa de Massachusetts, desenvolveu a primeira bola de basquete.
Basquete espalha-se pelo mundo
Foi somente no começo do século XX que o basquete começou a se espalhar pelos quatro cantos do mundo. Ligas e federações começaram a organizar campeonatos e o esporte, de tão popular, começou a fazer parte dos Jogos Olímpicos. Atualmente, o basquete é muito praticado no mundo todo. Além de estar organizado profissionalmente, este esporte é presença obrigatória nas aulas de Educação Física de escolas e faculdades brasileiras.
As grandes potências da atualidade no basquete e suas conquistas:
- Em 2014, a seleção masculina de basquete dos Estados Unidos foi campeã mundial de basquete. Neste mesmo mundial, a seleção feminina dos Estados Unidos sagrou-se campeã.
- Nos Jogos Olímpicos de 2016 (Rio de Janeiro), as seleções masculina e feminina de basquete dos Estados Unidos tornaram-se campeãs e conquistaram a medalha de ouro.
- Outras seleções fortes da atualidade são: Sérvia (medalha de prata no basquetebol masculino na Olimpíada de 2016) e Espanha (medalha de prata no basquetebol feminino na Olimpíada de 2016).
O Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016)
- A participação brasileira os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, não foi boa, pois nenhuma das equipes (masculina e feminina) ganhou medalha. A seleção brasileira masculina de basquete foi eliminada na fase de grupos (1ª fase). O mesmo aconteceu com a seleção feminina.
O Brasil no último Campeonato Mundial de Basquete
- Infelizmente o Brasil não apresentou bons resultados no Mundial de 2014. A seleção masculina brasileira terminou em 6º lugar (5 vitórias e 2 derrotas), enquanto a feminina ficou na 11º posição (1 vitória e 3 derrotas). O próximo mundial de basquete acontecerá entre 31 de agosto e 15 de setembro de 2019, na cidade de Beijing (China).
Os grandes jogadores e jogadoras de basquete da nossa história
- Adriana Aparecida dos Santos
- Alessandra Santos de Oliveira
- Alfredo Rodrigues da Mota
- Amaury Antônio Pasos
- Anderson Varejão
- Edson Bispo dos Santos
- Friedrich Wilhelm Braun
- Hortência Maria de Fátima Marcari Oliva
- Janeth dos Santos Arcain
- José Edvar Simões
- Branca (Maria Angélica Gonçalves da Silva)
- Magic Paula
- Marta de Souza Sobral
- Nenê
- Oscar Schmidt
- Rosa Branca
- Ubiratan Pereira Maciel
Para saber mais, acesse o site da Confederação Brasileira de Basquete.
Se você gosta de basquete, acesse a página da Liga Sorocabana de Basquete no Facebook e fique por dentro dos eventos que acontecem na sua cidade!
Hoje é dia de agradecer à todos os envolvidos no Interclasses da EE Altamir Gonçalves! Tivemos 34 Jogos (Futsal e Queimada), Apresentação de Cheerleader e Desfile de bandeiras. Isso tudo em 2 dias!!! Agradeço primeiramente aos alunos pelo Fair Play durante os jogos, pelo capricho na confecção das bandeiras e pelo desempenho e entusiasmo dos participantes do Cheerleader. Agradeço aos meus colegas/professores e gestão pela colaboração, compreensão e auxílio. Agradeço ao meu marido Vinicius da LSFV pela arbitragem dos jogos de Futsal. Por fim, agradeço imensamente o Grêmio Geração Coca-Cola e à professora Emilia por todo auxílio prestado. Nossa escola possui um Grêmio Protagonista e responsável! Parabéns! Vocês foram os maiores responsáveis pelo sucesso do Interclasses!